O steel frame é um sistema de construção industrializado, formado por estruturas de perfis de aço. Sua estrutura é composta basicamente por: fechamento externo, isolantes termo-acústicos e fechamento interno.
Além disso, a principal diferença do steel frame é a limpeza do canteiro de obras, pois não há necessidade do uso de água proporcionando uma construção seca, título pelo qual esse sistema de construção também é chamado.
Como não usa tijolos, a construção em Steel Frame segue uma lógica diferenciada em relação à alvenaria, chegando contudo, num resultado visual semelhante, porém muito superior em precisão e qualidade.
Cada vez mais popular, o steel frame é um jeito moderno de construir sem utilizar tijolos, cimento e concreto na montagem das paredes. Também conhecido como “light steel frame” ou “construção seca”, o método permite uma construção resistente, sustentável e rápida.
O steel frame, é uma técnica moderna de construção que utiliza materiais leves como aço galvanizado e gesso acartonado. Suas vantagens incluem rapidez na construção, sustentabilidade devido à redução do uso de água e geração de resíduos, isolamento acústico e térmico, facilidade de manutenção, custo-benefício atrativo devido ao menor investimento em fundações e durabilidade excepcional, resistindo a abalos sísmicos e ventos fortes por até 400 anos.
O steel frame possui diferentes tipos de estrutura para construção, cada um com sua finalidade específica. O fechamento externo envolve o uso de perfis de aço galvanizado na criação de painéis estruturais e não estruturais, vigas secundárias, painéis de OSB com isolante termo-acústico e placa cimentícia, seguido de acabamento. O fechamento interno e telhado também usam perfis de aço galvanizado, isolante termo-acústico e acabamento com drywall, cerâmica ou pintura. A fundação geralmente é do tipo radier, e as instalações elétricas e hidráulicas seguem padrões convencionais de construção.